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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

WATHIER, Valdoir Pedro  e  CUNHA, Célio da. Novo Ensino Médio: análise da política de escolas em tempo integral. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e119386. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236119386vs01.

O artigo analisa a Política de Fomento a Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, indutora do Novo Ensino Médio Brasileiro, para identificar possibilidades de educação ecossistêmica. A base teórica é plural, baseada na complexidade e na governança. A metodologia inclui análise documental, levantamento com escolas e imersão em escola do Distrito Federal. À luz da Análise de Discurso Crítica, concluiu-se que há espaço de auto-eco-organização de políticas locais, indicando que a reforma não está nas normas ou recursos, mas na ação das pessoas, no contexto da prática. A não alocação de recursos financeiros e de informação pode comprometer a sustentabilidade.

Palavras-chave : Novo Ensino Médio; Tempo Integral; Educação Ecossistêmica.

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