SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47New Secondary Education: full-time schools policy analysisThe Edutubers Phenomenon according to Nova Escola Magazine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

XAVIER, Cristiane Fernanda. Educadores em Territórios de Sociabilidade Política (Brasil, 1934-1935). Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e119387. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236119387vs01.

O artigo analisa o engajamento de educadores que se dispuseram a enfrentar problemas de instrução e cultura, para além dos limites institucionais da escola e dos aspectos pedagógicos e instrumentais da educação, se envolvendo nas lutas pela reconstrução nacional por meio do associativismo. A partir de impressos de época, a análise tomou como referência a atuação do Club de Cultura Moderna, agremiação de tendência antifascista. O exame das fontes, na sua correlação com as condições culturais, políticas e sociais do período, permitiu acompanhar o processo de formação da associação em interdependência com as sensibilidades e solidariedades operantes na constituição das formas de intervenção daquela associação no debate público.

Keywords : Associativismo; Club de Cultura Moderna; História da Educação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )