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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

XAVIER, Cristiane Fernanda. Educadores em Territórios de Sociabilidade Política (Brasil, 1934-1935). Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e119387. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236119387vs01.

O artigo analisa o engajamento de educadores que se dispuseram a enfrentar problemas de instrução e cultura, para além dos limites institucionais da escola e dos aspectos pedagógicos e instrumentais da educação, se envolvendo nas lutas pela reconstrução nacional por meio do associativismo. A partir de impressos de época, a análise tomou como referência a atuação do Club de Cultura Moderna, agremiação de tendência antifascista. O exame das fontes, na sua correlação com as condições culturais, políticas e sociais do período, permitiu acompanhar o processo de formação da associação em interdependência com as sensibilidades e solidariedades operantes na constituição das formas de intervenção daquela associação no debate público.

Palavras-chave : Associativismo; Club de Cultura Moderna; História da Educação.

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