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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MUTZ, Andresa Silva da Costa  y  GOMES, Raquel Salcedo. O Fenômeno Edutubers segundo a Revista Nova Escola. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117122. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117122vs01.

Este trabalho buscou mapear as enunciações sobre os youtubers da educação na revista Nova Escola. A partir da questão: ‘Como são representados os professores e os processos de ensino nas publicações da revista Nova Escola que tematizam o uso da plataforma de vídeos YouTube?’, e de referencial teórico advindo dos Estudos Culturais, realizou-se uma análise enunciativa de inspiração foucaultiana. O corpus foi constituído por 17 matérias, com dois focos de análise identificados: as recorrências enunciativas associavam educação à ação de entreter e apontavam o uso do YouTube como inovador. Questiona-se de que modo tais resultados afetam identidades e práticas docentes.

Palabras clave : Edutubers; YouTube; Identidades Docentes.

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