SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47The Edutubers Phenomenon according to Nova Escola MagazineThe Pedagogical Formation of Teacher Engineers of EPTNM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

FARIA, André Longo de  and  PESSANHA, Márlon. Cultura Didática: olhar teórico para compreender a (não) inovação no ensino. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117420. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117420vs01.

Diferentes estudos têm sinalizado a dificuldade dos professores em inovar suas práticas. Para melhor compreender esta dificuldade, propõe-se a noção de cultura didática. Tendo em vista os conceitos de cultura, cultura escolar, cultura de área e cultura científica e transposição didática, o conceito de cultura didática é apresentado como uma forma de compreender os mecanismos sociais que atuam no microcosmo da sala de aula, funcionando como o meio fluido que tanto possibilita como refreia as inovações de caráter prático. Apresenta-se, ao final, um exemplo do uso do conceito para pesquisa em campo e perspectivas futuras de elaboração teórica.

Keywords : Inovação; Cultura; Cultura Didática; Cultura Escolar; Práticas Docentes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )