SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Cultura Didática: olhar teórico para compreender a (não) inovação no ensinoO Financiamento da Educação em Moçambique e seus Desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BOAVENTURA, Erick Fonseca; TONINI, Adriana Maria; ANTUNES, João Batista Rafael  e  MADEIRA, Felipe Rodrigues. A Formação Pedagógica de Professores Engenheiros da EPTNM. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e119607. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01.

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resultados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós-graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a formação do professor engenheiro.

Palavras-chave : Formação Pedagógica; Professores Engenheiros; Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )