SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47University Education in an Indigenous Context: the Mapuche case in ChileEducation in Vygotsky: practice and way to freedom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SCHNEUWLY, Bernard  and  LEOPOLDOFF MARTIN, Irène. Vygotskij, o Trabalho do Professor e a Zona de Desenvolvimento Próximo. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116630. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116630vs01.

O texto mostra que, após 1930, Vygotskij desenvolve a questão do ensino. Vygotskij forja novos conceitos, envolvendo um trabalho mais sistemático sobre a contradição dialética entre interno e externo no desenvolvimento da criança. Uma análise do trabalho docente numa perspectiva vygotskiana mostra a importância dos saberes traspostos como ferramentas do professor. Elementos da teoria de desenvolvimento de Vygotskij descrevem como as ferramentas de ensino funcionam, por parte do aluno, por meio de sua apropriação, permitindo a construção de novos sistemas psíquicos. Isto precisa de pensar a relação entre ensino e desenvolvimento, processos totalmente diferentes que Vygotskij conceptualiza através da noção de zona de desenvolvimento próximo.

Keywords : Vygotskij; Ensino; Ferramentas do Professor; ZDP.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )