Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
SCHNEUWLY, Bernard y LEOPOLDOFF MARTIN, Irène. Vygotskij, o Trabalho do Professor e a Zona de Desenvolvimento Próximo. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116630. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236116630vs01.
O texto mostra que, após 1930, Vygotskij desenvolve a questão do ensino. Vygotskij forja novos conceitos, envolvendo um trabalho mais sistemático sobre a contradição dialética entre interno e externo no desenvolvimento da criança. Uma análise do trabalho docente numa perspectiva vygotskiana mostra a importância dos saberes traspostos como ferramentas do professor. Elementos da teoria de desenvolvimento de Vygotskij descrevem como as ferramentas de ensino funcionam, por parte do aluno, por meio de sua apropriação, permitindo a construção de novos sistemas psíquicos. Isto precisa de pensar a relação entre ensino e desenvolvimento, processos totalmente diferentes que Vygotskij conceptualiza através da noção de zona de desenvolvimento próximo.
Palabras clave : Vygotskij; Ensino; Ferramentas do Professor; ZDP.