SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Educación Universitaria en Contexto Indígena: el caso Mapuche en ChileA Educação em Vigotski: prática e caminho para a liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SCHNEUWLY, Bernard  e  LEOPOLDOFF MARTIN, Irène. Vygotskij, o Trabalho do Professor e a Zona de Desenvolvimento Próximo. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116630. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116630vs01.

O texto mostra que, após 1930, Vygotskij desenvolve a questão do ensino. Vygotskij forja novos conceitos, envolvendo um trabalho mais sistemático sobre a contradição dialética entre interno e externo no desenvolvimento da criança. Uma análise do trabalho docente numa perspectiva vygotskiana mostra a importância dos saberes traspostos como ferramentas do professor. Elementos da teoria de desenvolvimento de Vygotskij descrevem como as ferramentas de ensino funcionam, por parte do aluno, por meio de sua apropriação, permitindo a construção de novos sistemas psíquicos. Isto precisa de pensar a relação entre ensino e desenvolvimento, processos totalmente diferentes que Vygotskij conceptualiza através da noção de zona de desenvolvimento próximo.

Palavras-chave : Vygotskij; Ensino; Ferramentas do Professor; ZDP.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )