SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Vygotskij, the Work of the Teacher and the Zone of Proximal DevelopmentContributions of Vigotski’s Thought to Transforming Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos. A Educação em Vigotski: prática e caminho para a liberdade. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116921. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116921vs01.

O artigo analisa formulações de L. S. Vigotski (1896-1934) no campo da educação, de modo articulado e situado historicamente com o conjunto da obra do autor, visando evidenciar a noção de educação para a liberdade presente em sua teorização e esboçar possíveis implicações dessa concepção para a educação escolar contemporânea. Na primeira seção, discute-se a gênese social da personalidade na visão de Vigotski, como um caminho para a liberdade. Na segunda seção, é apresentada a concepção de educação do autor, como formação humana e instrução. Na terceira seção é discutida a relação entre instrução e desenvolvimento da personalidade consciente e apresentadas algumas possibilidades de efetivação da educação como prática e caminho para a liberdade na escola contemporânea. Conclui-se que a concepção de educação como prática e caminho para a liberdade, formulada por Vigotski e nem sempre explicitada por estudiosos da obra do autor, pode contribuir para a efetivação de uma educação crítica e emancipatória.

Keywords : Teoria Histórico-Cultural; Educação em Vigotski; Escolarização.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )