SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Contributions of Vigotski’s Thought to Transforming EducationStudy on Emotions and Feelings in Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

LEMOS, Ana Stela Couto; MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão  and  SILVA, Daniele Nunes Henrique. Desenvolvimento e Personalidade: o papel do meio na primeira infância. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116926. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116926vs01.

Partindo das considerações teórico-metodológicas dos estudos pedológicos de Vigotski, objetivamos discutir a situação social de desenvolvimento no processo de constituição da personalidade, marcada pela idade crítica. Tomando o caso de uma criança de três anos considerada agressiva, procedemos à apresentação e transcrição detalhadas dos dados, enfocando os meandros das relações sociais travadas no contexto educativo. As análises exploram a relação entre desenvolvimento e personalidade, via significação, evidenciando como a experiência vivida pela criança em um período crítico é sentida e significada num dado contexto (excludente, coibitivo), afetando sua personalidade – o que permite redimensionar a ideia do meio como promotor de desenvolvimento.

Keywords : Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil; Psicologia da Criança; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )