SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Contribuições do Pensamento de Vigotski para uma Educação TransformadoraEstudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

LEMOS, Ana Stela Couto; MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão  y  SILVA, Daniele Nunes Henrique. Desenvolvimento e Personalidade: o papel do meio na primeira infância. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116926. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116926vs01.

Partindo das considerações teórico-metodológicas dos estudos pedológicos de Vigotski, objetivamos discutir a situação social de desenvolvimento no processo de constituição da personalidade, marcada pela idade crítica. Tomando o caso de uma criança de três anos considerada agressiva, procedemos à apresentação e transcrição detalhadas dos dados, enfocando os meandros das relações sociais travadas no contexto educativo. As análises exploram a relação entre desenvolvimento e personalidade, via significação, evidenciando como a experiência vivida pela criança em um período crítico é sentida e significada num dado contexto (excludente, coibitivo), afetando sua personalidade – o que permite redimensionar a ideia do meio como promotor de desenvolvimento.

Palabras clave : Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil; Psicologia da Criança; Desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )