SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Contribuições do Pensamento de Vigotski para uma Educação TransformadoraEstudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

LEMOS, Ana Stela Couto; MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão  e  SILVA, Daniele Nunes Henrique. Desenvolvimento e Personalidade: o papel do meio na primeira infância. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116926. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116926vs01.

Partindo das considerações teórico-metodológicas dos estudos pedológicos de Vigotski, objetivamos discutir a situação social de desenvolvimento no processo de constituição da personalidade, marcada pela idade crítica. Tomando o caso de uma criança de três anos considerada agressiva, procedemos à apresentação e transcrição detalhadas dos dados, enfocando os meandros das relações sociais travadas no contexto educativo. As análises exploram a relação entre desenvolvimento e personalidade, via significação, evidenciando como a experiência vivida pela criança em um período crítico é sentida e significada num dado contexto (excludente, coibitivo), afetando sua personalidade – o que permite redimensionar a ideia do meio como promotor de desenvolvimento.

Palavras-chave : Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil; Psicologia da Criança; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )