SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Desenvolvimento e Personalidade: o papel do meio na primeira infânciaOs Signos Artísticos e a Educação Estética em Vigotski índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BATISTA, Jéssica Bispo; PASQUALINI, Juliana Campregher  y  MAGALHAES, Giselle Modé. Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116927. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116927vs01.

Este estudo investigou o papel do processo pedagógico sobre o desenvolvimento das emoções e sentimentos na idade pré-escolar, a partir da análise da atividade escolar da criança. A pesquisa envolveu observações em sala de aula e uma entrevista com a professora regente, a fim de analisar em que medida as atividades pedagógicas mobilizavam os aspectos emocionais das crianças e contribuíam para seu desenvolvimento afetivo-emocional. Os resultados demonstraram que ser reconhecido no coletivo pela professora é emocionalmente mais significativo que a natureza e o sucesso da execução da tarefa. Conclui-se que compreender a dinâmica das emoções na vida escolar concreta das crianças em idade pré-escolar é imprescindível para o planejamento pedagógico que vise a emancipação dos sujeitos.

Palabras clave : Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural; Emoções.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )