SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Study on Emotions and Feelings in Early Childhood EducationContributions of Vigotski to Thinking about Intercultural Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PEDERIVA, Patrícia; OLIVEIRA, Daiane; MIRANDA, José Valdinei  and  PEDERIVA, Marta. Os Signos Artísticos e a Educação Estética em Vigotski. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116929. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116929vs01.

Este artigo discute, à luz da Teoria Histórico-Cultural, o papel dos signos artísticos na educação estética. Enfatiza o conceito de signo, percepção estética, expressão, criação artística e desenvolvimento humano. Teórico-metodologicamente, dialoga com Vigotski e com duas pesquisadoras das artes: a primeira realizou entrevistas semiestruturadas com artistas profissionais, e a segunda organizou rodas de conversas, na escola, com crianças em idade alfabetização. A discussão teórico-prática efetivada no presente artigo permite pensar uma educação estética articulada ao conceito de signo artístico e indica possibilidades de organização das artes na educação, como educação estética, de maneira a potencializar o desenvolvimento humano cultural.

Keywords : Educação Estética; Signo Artístico; Emoções; Vigotski; Desenvolvimento Humano.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )