SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação InfantilContribuições de Vigotski para Pensar uma Educação Intercultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PEDERIVA, Patrícia; OLIVEIRA, Daiane; MIRANDA, José Valdinei  y  PEDERIVA, Marta. Os Signos Artísticos e a Educação Estética em Vigotski. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116929. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116929vs01.

Este artigo discute, à luz da Teoria Histórico-Cultural, o papel dos signos artísticos na educação estética. Enfatiza o conceito de signo, percepção estética, expressão, criação artística e desenvolvimento humano. Teórico-metodologicamente, dialoga com Vigotski e com duas pesquisadoras das artes: a primeira realizou entrevistas semiestruturadas com artistas profissionais, e a segunda organizou rodas de conversas, na escola, com crianças em idade alfabetização. A discussão teórico-prática efetivada no presente artigo permite pensar uma educação estética articulada ao conceito de signo artístico e indica possibilidades de organização das artes na educação, como educação estética, de maneira a potencializar o desenvolvimento humano cultural.

Palabras clave : Educação Estética; Signo Artístico; Emoções; Vigotski; Desenvolvimento Humano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )