SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação InfantilContribuições de Vigotski para Pensar uma Educação Intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

PEDERIVA, Patrícia; OLIVEIRA, Daiane; MIRANDA, José Valdinei  e  PEDERIVA, Marta. Os Signos Artísticos e a Educação Estética em Vigotski. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116929. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116929vs01.

Este artigo discute, à luz da Teoria Histórico-Cultural, o papel dos signos artísticos na educação estética. Enfatiza o conceito de signo, percepção estética, expressão, criação artística e desenvolvimento humano. Teórico-metodologicamente, dialoga com Vigotski e com duas pesquisadoras das artes: a primeira realizou entrevistas semiestruturadas com artistas profissionais, e a segunda organizou rodas de conversas, na escola, com crianças em idade alfabetização. A discussão teórico-prática efetivada no presente artigo permite pensar uma educação estética articulada ao conceito de signo artístico e indica possibilidades de organização das artes na educação, como educação estética, de maneira a potencializar o desenvolvimento humano cultural.

Palavras-chave : Educação Estética; Signo Artístico; Emoções; Vigotski; Desenvolvimento Humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )