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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SOUZA, Flávia Faissal de  y  DAINEZ, Débora. Defectologia e Educação Escolar: implicações no campo dos Direitos Humanos. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116863.  Epub 16-Mayo-2022. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116863vs01.

O modelo social de deficiência e a educação inclusiva estão pautados nos princípios dos direitos humanos. Baseados em uma lógica (neo)liberal, assumem a educação e o desenvolvimento humano como forma de erradicação da pobreza em um sistema estruturado pela desigualdade. Contraditoriamente, as conquistas nesse campo abrem espaços para disputa política. A partir de um estudo teórico-conceitual, neste artigo, mobiliza-se o legado de Vigotski no campo da psicologia educacional. Examina-se a concepção dialética de deficiência e de educação social que, ao tratarem da relação entre educação e desenvolvimento humano, apontam para a construção de um projeto político educacional referenciado na coletividade e na transformação social.

Palabras clave : Educação Especial Inclusiva; Direitos Humanos; Teoria Histórico-Cultural.

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