SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Fragmentos de uma Vida ante os Olhos da MorteUma Ideia de Pesquisa que faz a Língua Educacional Gaguejar: pesquisa-docência da diferença contra o mito das castas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MUNHOZ, Angélica Vier. Um Modo de Existir na Docência. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e124421. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124421vs01.

O presente texto tem como propósito evidenciar o legado de Sandra Mara Corazza (SMC) no que diz respeito à sua vida docente. Inicia com uma argumentação sobre o tema da docência, tomando-a como um modo de existir. A partir daí, faz uma dobra para pensar no que consistiu o modo de existir docente de SMC: a criação de conceitos/noções, as gestualidades e movimentos do pensamento nas aulas, os traços inscritos naqueles que por ela passaram. Ao longo do texto, são evocados trechos da autora como um testemunho de suas ideias e modos inéditos de um viver docente. O conjunto do texto acaba por mostrar a incontestável disposição de SMC para embaralhar os cânones e conferir à docência um modo de existir criador, tradutório e transcriador.

Palavras-chave : Docência; Modos de Existir; Gestualidades; Aula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )