SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47A Research Idea that makes the Educational Language Stutter: research-teaching of difference against the myth of castesThe Academic Gesture and the Intercessory Thought: childhood and knowledge about childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

AQUINO, Julio Groppa. A Orientação Acadêmica como Espaço de Mais-Vida. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e124424. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124424vs01.

Com vistas a uma homenagem póstuma à obra/vida de Sandra Mara Corazza, o presente texto devota-se a prospectar o legado da professora no tocante à sua atuação como orientadora de trabalhos de pós-graduação. Para tanto, são mobilizadas inicialmente algumas manifestações suas sobre o assunto e, em seguida, aquelas sobre seus procedimentos registradas nos agradecimentos das teses e dissertações de seus/suas orientandos/as. As conclusões do texto apontam para as práticas de orientação de Corazza como um solo operativo obstinado não apenas com a efetuação de movimentos expansivos de pensar/fazer a educação e, particularmente, a pesquisa educacional, mas, sobretudo, com a criação de modos de existência compositivos e distributivos.

Keywords : Orientação; Pós-Graduação; Pesquisa Educacional; Sandra Mara Corazza.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )