SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Curriculum and its Sayings, Doings and Wants: a teacher’s will to power?Touching the Future on its Hither Side: translation in Sandra Mara Corazza author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

OLIVEIRA, Marcos da Rocha. Poéticas Pedagógicas (Por uma Docência em Escrileitura). Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e124431. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124431vs01.

O texto assume seu caráter investigativo na tradição de estudos sobre os atos de criação em pedagogia. Para tanto, engendra-se aspectos da obra de Roland Barthes para partilhar a perspectiva de uma necessidade de afirmação da docência composta na palavra poética – aquela que transmite um saber como complemento de escritura e nunca como o termo de uma ambiguidade do mundo. Afastando-se, portanto, da lei do significado, avoca-se, aqui, o direito da prática de uma poética pedagógica específica: a de escrever na linhagem das mutações de escrita operadas por Sandra Corazza sob a marca da palavra-valise escrileitura.

Keywords : Aula; Docência; Escrileitura; Roland Barthes; Sandra Mara Corazza.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )