SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Currículo e seus Dizeres, Fazeres e Quereres: vontade de potência de uma professora?Tocar o Futuro em seu Lado de Cá: tradução em Sandra Mara Corazza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

OLIVEIRA, Marcos da Rocha. Poéticas Pedagógicas (Por uma Docência em Escrileitura). Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e124431. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124431vs01.

O texto assume seu caráter investigativo na tradição de estudos sobre os atos de criação em pedagogia. Para tanto, engendra-se aspectos da obra de Roland Barthes para partilhar a perspectiva de uma necessidade de afirmação da docência composta na palavra poética – aquela que transmite um saber como complemento de escritura e nunca como o termo de uma ambiguidade do mundo. Afastando-se, portanto, da lei do significado, avoca-se, aqui, o direito da prática de uma poética pedagógica específica: a de escrever na linhagem das mutações de escrita operadas por Sandra Corazza sob a marca da palavra-valise escrileitura.

Palabras clave : Aula; Docência; Escrileitura; Roland Barthes; Sandra Mara Corazza.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )