SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Recursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes SurdosRizoma e Educação Física Escolar: didatografias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ALVES, Tabea Epp Kuster  e  SILVA, Marcelo Moraes e. A Educação do Corpo nos Tratados de Esgrima do Século XVI. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121341. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121341vs01.

As transformações decorrentes do processo de civilização dos costumes podem ser visualizadas em diversos espaços sociais, inclusive na trajetória histórica das modalidades esportivas. Sendo assim, o presente artigo explora os processos de educação do corpo presentes nos tratados de esgrima do século XVI. Nesse período, a luta de espadas de uma prática bélica se transformou em um confronto mais regrado, ao qual novas pedagogias corporais foram acionadas. A análise aqui apresentada indica que a aproximação da corte real, a formação das cidades, o aumento da sensibilidade e o surgimento das armas de fogo tiveram um importante papel nas modificações das técnicas e armas de esgrima e, consequentemente, em todo processo de educação do corpo.

Palavras-chave : Civilização dos Costumes; Tratados de Esgrima; Educação do Corpo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )