SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Rizoma e Educação Física Escolar: didatografiasLei de Cotas, Políticas da (In)Visibilidade e Cidadanias Decoloniais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

VIANA, Lauro Oliveira  e  HELAL, Diogo Henrique. Ageísmo na Carreira Acadêmica: um estudo com professores universitários. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121896. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121896vs01.

O ageísmo se configura como uma discriminação em relação a outra pessoa em virtude de sua idade, ocorrendo principalmente em relação aos mais idosos. O fenômeno, apesar de vivenciado por professores de ensino superior, é pouco estudado em Educação, no Brasil. Buscando contribuir com o debate, este artigo objetiva analisar o ageísmo entre docentes da Universidade Federal do Piauí. Para tanto, foi aplicada a Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional, junto aos docentes, cujos resultados foram analisados de modo multivariado (Analise Fatorial Exploratória e regressão linear múltipla), com intuito de identificar os fatores predominantes do ageísmo na universidade. Foram identificados dois fatores relacionados ao ageísmo, um positivo e outro negativo.

Palavras-chave : Envelhecimento; Ageísmo; Carreira Docente; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )