SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Educação do Campo no Encontro Nacional de Educação Matemática (2013-2019)A Pesquisa Narrativa como Possibilidade de Expansão do Presente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

OLIVEIRA, Isabel M. J.  y  FERREIRA, António Gomes. A Autonomia Curricular nos Sistemas Educativos de Portugal e do Canadá. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e122955. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236122955vs01.

Muitos autores argumentam que a autonomia é inexistente num sistema educativo centralizado, dado que é uma particularidade da descentralização, enquanto as escolas de um sistema educativo descentralizado têm mais autonomia. Os investigadores comparam o grau de autonomia curricular conferido às escolas de um sistema centralizado (Portugal) e às de um descentralizado (Canadá), a partir de entrevistas e análise de conteúdo de responsáveis pela administração e organização das escolas. Constata-se que, no caso português, existe alguma autonomia da escola, fundamentalmente, centrada no coletivo, embora os professores não a percecionem nem se apropriem da mesma. No caso canadense, a autonomia é conferida a cada professor na sua singularidade.

Palabras clave : Autonomia; Descentralização/Centralização; Currículo; Sistemas Educativos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )