SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Curriculum Autonomy in the Education Systems of Portugal and CanadaAnalyzes on Student Permanence in the Federal Institutes of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

REIS, Graça. A Pesquisa Narrativa como Possibilidade de Expansão do Presente. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123291. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123291vs01.

Este texto tem como objetivo discutir a potência das narrativas nas pesquisas em educação. Para isso, traz uma discussão sobre as pesquisas nos/dos/com os cotidianos, a partir de Alves (2008). Em seguida, discute a produção de conhecimentos na modernidade e sua forma única de enxergar o mundo, a partir de Santos (2000; 2004; 2006a) e Adichie (2019), percebendo a importância de se reconhecer outras racionalidades e a importância que a narrativa tem nesse lugar. A partir dessas discussões, apontamos as narrativas (Ricoeur, 1994; Benjamin, 1994) de experiências singularessociais (Reis, 2022) como aporte teórico-metodológico-epistemológico e político para a produção de nossas pesquisas.

Keywords : Pesquisa Narrativa; Racionalidade Emergente; Singularsocial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )