SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A Autonomia Curricular nos Sistemas Educativos de Portugal e do CanadáAnálises sobre a Permanência Estudantil nos Institutos Federais de Educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

REIS, Graça. A Pesquisa Narrativa como Possibilidade de Expansão do Presente. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123291. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123291vs01.

Este texto tem como objetivo discutir a potência das narrativas nas pesquisas em educação. Para isso, traz uma discussão sobre as pesquisas nos/dos/com os cotidianos, a partir de Alves (2008). Em seguida, discute a produção de conhecimentos na modernidade e sua forma única de enxergar o mundo, a partir de Santos (2000; 2004; 2006a) e Adichie (2019), percebendo a importância de se reconhecer outras racionalidades e a importância que a narrativa tem nesse lugar. A partir dessas discussões, apontamos as narrativas (Ricoeur, 1994; Benjamin, 1994) de experiências singularessociais (Reis, 2022) como aporte teórico-metodológico-epistemológico e político para a produção de nossas pesquisas.

Palabras clave : Pesquisa Narrativa; Racionalidade Emergente; Singularsocial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )