SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A Pesquisa Narrativa como Possibilidade de Expansão do PresenteGestos de Ensinar e Instrumentos Técnico-Semióticos na Alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MORAES, Patricia Maccarini. Análises sobre a Permanência Estudantil nos Institutos Federais de Educação. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123541. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123541vs01.

Este artigo debate a permanência estudantil nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e mostra resultados de pesquisa realizada com professores e estudantes desses cursos, cujo objetivo foi: compreender as condições para a permanência estudantil, a partir da interlocução entre as suas condições de vida e as condições institucionais. Entende-se as condições de vida como produto da participação dos estudantes no processo de produção e reprodução social. As condições institucionais compreendem programas institucionais e ações desenvolvidas pelos cursos. Os resultados sinalizam encontros e desencontros entre as condições referidas e indicam a prioridade da responsabilidade institucional na produção de estratégias de permanência.

Palavras-chave : Permanência Estudantil; Condições de Vida; Condições Institucionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )