SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Analyzes on Student Permanence in the Federal Institutes of EducationThe Onto-Historical Nature of the Educational Principle: Gramsci and Lukács author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Gestos de Ensinar e Instrumentos Técnico-Semióticos na Alfabetização. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123747. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123747vs01.

O artigo problematiza o métier do professor alfabetizador, com destaque aos recursos pedagógicos e aos gestos de ensinar. Para tanto, com objetivo de compreender as dinâmicas educativas de alfabetização, traz dados construídos com professoras alfabetizadoras em pesquisa inspirada nos princípios teórico-metodológicos da Clínica da Atividade e retoma a noção de gesto profissional para circunscrever a noção de gesto de ensinar. Em uma perspectiva histórico-cultural, as análises explicitam a articulação entre gestos de ensinar e instrumentos técnico-semióticos, e sugerem que a complexidade da atividade de ensino está relacionada ao processo de gênese instrumental orientado à atividade do professor e dos alunos em processo de alfabetização.

Keywords : Alfabetização; Professor Alfabetizador; Instrumentos Técnico-Semióticos; Perspectiva Histórico-Cultural.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )