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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SOBRAL, Karine Martins  y  SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. A Natureza Onto-Histórica do Princípio Educativo: Gramsci e Lukács. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e117986. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117986vs01.

O presente artigo aborda as distinções e as aproximações entre as elaborações de Gramsci e Lukács acerca do princípio educativo. Problematizou-se a possibilidade de o trabalho ser ou não um princípio educativo, como base de um projeto político-pedagógico emancipador. Para tanto, realizou-se uma leitura imanente das obras:Para a Ontologia do Ser Social, volume 14, de Georg Lukács;Cadernos do Cárcere, volumes 11, 12 e 22, e algunsEscritos Políticos, de Antônio Gramsci. Como resultados da pesquisa, o princípio educativo, que tenha como desígnio fundamentar um sistema educacional pautado no desenvolvimento integral dos seres sociais, foi defendido como formação humana.

Palabras clave : Trabalho; Práxis; Princípio Educativo; Formação Humana.

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