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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CASSIO, Fernando; TRAVITZKI, Rodrigo  e  JACOMINI, Márcia Aparecida. Vagas Ociosas: contradições à ampliação do acesso às universidades federais no Brasil. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124353. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124353vs01.

O artigo analisa os efeitos das alterações nas pontuações mínimas de ingresso via SiSU no preenchimento das vagas em cursos de Pedagogia das universidades federais brasileiras, entre 2010 e 2017. Os resultados mostram que o descompasso entre o nível de exigência nos processos seletivos e o desempenho dos candidatos inscritos pode impedir o acesso à universidade pública quando uma ampliação em torno de um milhão de vagas é ainda uma promessa do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Paradoxalmente, a defesa quase unívoca da democratização do acesso à educação superior no Brasil nem sempre é acompanhada nas universidades por um debate interno que leve em conta a complexidade dos processos seletivos e estabeleça critérios para minimizar a produção de vagas ociosas.

Palavras-chave : Educação Superior; Desigualdades Educacionais; Acesso à Educação; Universidade Pública; Enem.

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