SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Vacant Seats: contradictions to the expansion of access to federal universities in BrazilFor a Historical-Cultural Theory of Activity for Active Methodologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ROSSI, Fernanda  and  EHRENBERG, Mônica Caldas. Corpo, Yoga e Formação Continuada de Professoras: experiências e sensibilizações. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e120442. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236120442vs01.

Analisa-se a potencialidade das experiências com o yoga na formação continuada para as ressignificações da corporalidade de professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa qualitativa 45 professoras de Educação Física, Pedagogia, Arte e Educação Especial, de uma cidade do interior paulista, com dados gerados por meio de grupo focal e questionário. Evidenciou-se que as experiências corporais, como o fio condutor do processo formativo, contribuem para a diluição das fronteiras entre o vivido e o ensinado, entre o cognitivo e o sensível, potencializando às professoras a expansão da compreensão de si e da relação com o outro, de modo a reverberar na formação pessoal e profissional docente.

Keywords : Formação Continuada de Professores e Professoras; Educação Básica; Corpo; Yoga.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )