SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48For a Historical-Cultural Theory of Activity for Active MethodologiesEmergency Remote Education: educational practices and teaching perceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

VALENTE, Bianor  and  GAMA, Ana. A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124563. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124563vs01.

Este estudo procurou dar voz aos/às alunos/as de um agrupamento de escolas abrangidas pelo Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) sobre os processos de participação vivenciados e sobre os fatores que dificultam ou promovem as suas aprendizagens. Através desta participação, os/as alunos/as têm a possibilidade de exprimirem as suas opiniões, processo fundamental para a melhoria do processo pedagógico. Seguindo uma metodologia de caráter misto, este trabalho visou a aplicação de um questionário por turma (33 turmas) e a realização de 5 focus group em que participaram 34 delegados/as de turma. A participação dos/as alunos/as na vida escolar parece ser, maioritariamente, de nível simples, uma vez que os/as alunos/as apenas seguem indicações e respondem a estímulos. Já as dificuldades sentidas no processo de aprendizagem parecem resultar de caraterísticas internas ao/à próprio/a aluno/a e ao seu ambiente familiar, mas também a fatores externos, relativos aos processos de ensino e à gestão do currículo.

Keywords : Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritá- ria (TEIP); Participação das Crianças; Ensino; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )