SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48The Relationship Between Financial Decentralization through PDAF and Educational Achievement PerformanceOvercoming Appearances: an analytical problematization of the comparison between Habermas and Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RESENDE, Haroldo de. Do Homo Œconomicus ao Homo in Debitum: efeitos do neoliberalismo na educação. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e109657. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236109657vs01.

Neste artigo discute-se a dívida e o endividamento no mercado educacional como um dispositivo de controle biopolítico nos processos de subjetivação da lógica neoliberal estabelecido pelo gradiente do Homo œconomicus, fazendo com que o consumo educacional seja o investimento na constituição do capital humano. De modo que a produção do sujeito endividado transpõe a subjetividade do modelo do Homo œconomicus para a figura do Homo in debitum, constituindo o efeito desse dispositivo biopolítico. Por fim, aponta-se que o controle que se instaura na vida endividada, no próprio jogo biopolítico, pode provocar resistência para a invenção de outros regimes de verdade que produzam outras subjetividades que não sejam governadas pela dívida.

Keywords : Neoliberalismo; Educação; Dívida; Capital Humano; Privatização.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )