SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Relação entre a Descentralização Financeira via PDAF e Rendimento EscolarSuperando as Aparências: uma problematização analítica da comparação entre Habermas e Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

RESENDE, Haroldo de. Do Homo Œconomicus ao Homo in Debitum: efeitos do neoliberalismo na educação. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e109657. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236109657vs01.

Neste artigo discute-se a dívida e o endividamento no mercado educacional como um dispositivo de controle biopolítico nos processos de subjetivação da lógica neoliberal estabelecido pelo gradiente do Homo œconomicus, fazendo com que o consumo educacional seja o investimento na constituição do capital humano. De modo que a produção do sujeito endividado transpõe a subjetividade do modelo do Homo œconomicus para a figura do Homo in debitum, constituindo o efeito desse dispositivo biopolítico. Por fim, aponta-se que o controle que se instaura na vida endividada, no próprio jogo biopolítico, pode provocar resistência para a invenção de outros regimes de verdade que produzam outras subjetividades que não sejam governadas pela dívida.

Palabras clave : Neoliberalismo; Educação; Dívida; Capital Humano; Privatização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )