SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48From Homo Œconomicus to Homo in Debitum: effects of neoliberalism in educationBodily Availability as a Pedagogical Conduct in Teaching Babies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

LEITE, Ivonaldo. Superando as Aparências: uma problematização analítica da comparação entre Habermas e Paulo Freire. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121471. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121471vs01.

Ultimamente alguns trabalhos têm apontado uma estreita conexão analítica entre o pensador alemão Jürgen Habermas e o educador brasileiro Paulo Freire, descrevendo-se, por exemplo, o “diálogo” como uma categoria que adensa a relação teórica entre ambos. Este artigo procura averiguar a existência de efetivas convergências entre Habermas e Freire. Para tanto, metodologicamente, são revisadas as suas principais produções. Como resultado desse escrutínio, o presente artigo discrepa das perspectivas que realçam a referida conexão. Embora seja possível identificar algumas convergências entre Habermas e Freire, elas são genéricas. Assim, o que é concebido como aproximações entre os dois autores tem, muitas vezes, o status de lugares-comuns.

Keywords : Jürgen Habermas; Paulo Freire; Diálogo; Modernidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )