SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Do Homo Œconomicus ao Homo in Debitum: efeitos do neoliberalismo na educaçãoDisponibilidade Corporal como Conduta Pedagógica na Docência com Bebês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

LEITE, Ivonaldo. Superando as Aparências: uma problematização analítica da comparação entre Habermas e Paulo Freire. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121471. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121471vs01.

Ultimamente alguns trabalhos têm apontado uma estreita conexão analítica entre o pensador alemão Jürgen Habermas e o educador brasileiro Paulo Freire, descrevendo-se, por exemplo, o “diálogo” como uma categoria que adensa a relação teórica entre ambos. Este artigo procura averiguar a existência de efetivas convergências entre Habermas e Freire. Para tanto, metodologicamente, são revisadas as suas principais produções. Como resultado desse escrutínio, o presente artigo discrepa das perspectivas que realçam a referida conexão. Embora seja possível identificar algumas convergências entre Habermas e Freire, elas são genéricas. Assim, o que é concebido como aproximações entre os dois autores tem, muitas vezes, o status de lugares-comuns.

Palavras-chave : Jürgen Habermas; Paulo Freire; Diálogo; Modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )