SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48O Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturasAs Práticas Educativas de Regulação e Emancipação na EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CRISTOFOLETTI, Evandro Coggo  e  SERAFIM, Milena Pavan. A Atuação do Instituto Mises Brasil no Ensino Superior Brasileiro. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e116638. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116638vs01.

Objetiva-se discutir a atuação das think tanks liberais (ou “fábrica de ideias”, em tradução livre) no campo do ensino superior e da academia a partir do estudo de caso do Instituto Mises Brasil (IMB). De forma geral, tais think tanks objetivam cultivar e disseminar o pensamento de matriz neoliberal. Principalmente nos últimos quinze anos, vêm intensificando sua atuação na arena na educação superior e na academia. O estudo mapeou como estas desenvolvem iniciativas direcionadas a estes campos, discutindo o caso do Instituto Mises Brasil. O IMB vem criando uma comunidade de pesquisa em torno da Escola Austríaca de Economia e tentando influenciar o ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave : Think Tanks Liberais; Ensino Superior; Privatização; Academia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )