SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Educational Practices of Regulation and Emancipation in Youth and Adult EducationThe (Un)Senses of School in the Youth Justice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

OLIVEIRA, Andréia Machado. Pensar as Tecnologias a partir de Gilbert Simondon e Yuk Hui. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e120769. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236120769vs01.

Neste artigo, apontamos a importância de problematizarmos as tecnologias atuais a partir dos filósofos Gilbert Simondon e Yuk Hui, que alertam sobre a urgência de um pensamento tecnológico contra alienações que decorrem de posturas que dissociam cultura, tecnologia e natureza. Com o objetivo de se pensar outras alternativas contra a alienação tecnológica, o texto aborda algumas ideias sobre educação tecnológica, cultura técnica e pós-humano. Simondon faz pensar sobre os funcionamentos das máquinas e dos valores que elas aludem; Hui, sobre um novo programa de conhecimento tecnológico a partir dos seus conceitos de cosmotécnica e tecnodiversidade.

Keywords : Tecnologia; Alienação; Educação; Gilbert Simondon; Yuk Hui.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )