SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48The (Un)Senses of School in the Youth JusticeIntegration of Recent History in Chilean School Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SILVA, Hilda Maria Gonçalves  and  DIB, Aline Michelle. O Descompasso entre a Gestão da Educação Paulista e os Estudos de Paulo Freire. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121953. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121953vs01.

Esta pesquisa analisa a concepção de trabalho docente do Sistema de Ensino Básico Paulista, para identificar suas proximidades e distanciamentos com os postulados de Paulo Freire acerca da gestão do ensino. A análise teve como objeto o Currículo Paulista, documento orientador da ação docente. O estudo foi desenvolvido por meio da análise de conteúdo apoiada no software NVivo para a categorização das ideias prevalecentes do documento. O recorte da análise foram as categorias competência, engajamento e defesa da autonomia. Entre as principais constatações, cabe mencionar a postura contraditória da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) ao apresentar um discurso que e aproxima das premissas freirianas e uma ação mecanicista de ensino, que reproduz paradigmas neoliberais.

Keywords : Prática Docente; Paulo Freire; Currículo Paulista.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )