SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Los (sin)Sentidos de la Escuela en el Sistema Penal JuvenilIncorporación de la Historia Reciente en la Enseñanza Escolar Chilena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SILVA, Hilda Maria Gonçalves  y  DIB, Aline Michelle. O Descompasso entre a Gestão da Educação Paulista e os Estudos de Paulo Freire. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e121953. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236121953vs01.

Esta pesquisa analisa a concepção de trabalho docente do Sistema de Ensino Básico Paulista, para identificar suas proximidades e distanciamentos com os postulados de Paulo Freire acerca da gestão do ensino. A análise teve como objeto o Currículo Paulista, documento orientador da ação docente. O estudo foi desenvolvido por meio da análise de conteúdo apoiada no software NVivo para a categorização das ideias prevalecentes do documento. O recorte da análise foram as categorias competência, engajamento e defesa da autonomia. Entre as principais constatações, cabe mencionar a postura contraditória da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) ao apresentar um discurso que e aproxima das premissas freirianas e uma ação mecanicista de ensino, que reproduz paradigmas neoliberais.

Palabras clave : Prática Docente; Paulo Freire; Currículo Paulista.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )