SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48New Digital Medias and Democracy: challenges to republican educationCharacterization of reported deaths resulting from complications of medical and surgical care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

TOMASINI, Ana Júlia; PEREIRA, Felipe Medeiros  and  HOLANDA, Marianna Assunção Figueiredo. Uma Análise Bioética das Escolas Cívico-Militares no Distrito Federal. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123681. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123681vs01.

O objetivo deste artigo é analisar as escolas militarizadas a partir do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares de 2019. Para isso foi realizada pesquisa documental e bibliográfica sobre a temática. A Bioética de Intervenção apresenta ferramentas metodológicas para analisar conflitos quando a Segurança Pública adquire função na escola. A discussão instrumentaliza a Teoria da Colonialidade do Poder e a Bioética de Intervenção como ferramentas críticas. De natureza inconstitucional, a militarização das escolas segue agenda política que se materializa em cerceamento de direitos e ameaça à educação. Conclui-se que a experiência da militarização apresenta ampliação de violências no ambiente escolar, em vez de promover cultura de paz.

Keywords : Educação; Militarização; Ideologia de Soldado; Bioética de Intervenção; Escolas Cívico-Militares.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )