SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Telling the World about oneself in Freirean Literature: the human right to speechSchool Dropout and Permanence: analyzing perspectives of education workers at the IFSC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

COELHO, Luciana Lopes  and  BRUNO, Marilda Moraes Garcia. A Interface entre Educação Escolar Indígena e a Educação de Surdos no MS. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124017. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124017vs01.

O texto apresenta o resultado de uma investigação realizada em comunidades Guarani e Kaiowá que teve como objetivo o levantamento e análise dos discursos que circulam entre os profissionais da educação escolar indígena sobre as diferenças dos estudantes surdos. A fundamentação teórico-metodológica abordou os pressupostos da teoria pós-crítica. Os participantes da pesquisa elencaram as barreiras que os estudantes enfrentam para o acesso às escolas e aos conhecimentos locais e universais, incluindo as línguas utilizadas na sua comunidade. Argumenta-se que a ampliação das investigações e do uso de línguas de sinais emergentes naqueles contextos pode contribuir com práticas de ensino plurilíngue mais adequadas para os estudantes indígenas surdos.

Keywords : Educação Escolar Indígena; Educação de Surdos; Línguas de Sinais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )