SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Characterization of reported deaths resulting from complications of medical and surgical careTelling the World about oneself in Freirean Literature: the human right to speech author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ZANIN, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho  and  GARCIA, Nilson Marcos Dias. Abandono e Permanência Escolar: analisando olhares de trabalhadores da educação do IFSC. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124441. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124441vs01.

A partir do olhar de trabalhadores da educação de diversos campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o presente trabalho busca analisar os fatores que envolvem o abandonar ou permanecer dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Desenvolvida como estudo de caso sob uma perspectiva dialética, a pesquisa, de abordagem qualitativa, evidenciou os diferentes olhares dos trabalhadores sobre os múltiplos e complexos motivadores do abandono ou permanência escolar. Revelou a fragmentação, a individualização, a culpabilização de seus sujeitos, a existência de ações pontuais de apoio à permanência e a ausência de avaliações e intervenções voltadas para modificar a estrutura, dual e excludente, da EPT.

Keywords : Abandono Escolar; Permanência Escolar; Educação Profissional e Tecnológica; Trabalhadores da Educação; IFSC.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )