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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CARVALHO, Maria Elizete Guimarães; BARBOSA, Maria das Graças da Cruz  y  SOUZA, Wellegton Jean Barbosa de. Dizer ao Mundo de si na Literatura Freireana: o direito humano à palavra. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124581. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124581vs01.

Dizer ao mundo de si, no sentido pleno do ser, do estar e do agir, constitui-se em um dos legados de Paulo Freire para a Educação. Ora, para além do gesto concreto de sua pedagogia, a palavra escrita denunciou negligências e empoderou atitudes de resistência e libertação. Nesse sentido, refletir sobre o direito à palavra como direito humano é o propósito desse texto. A metodologia utiliza-se da pesquisa bibliográfica, problematizando a singularidade dos direitos humanos nos livros: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança, entre outras obras, em diálogo com os fundamentos dos direitos humanos. O direito humano à palavra marca a singularidade da obra e pedagogia freireanas, que dizem ao mundo sobre si e sobre o outro.

Palabras clave : Paulo Freire; Direito à Palavra; Direitos Humanos.

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