SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Learning, Intelligence and Social Environment: epistemological conceptionsSecurity and Gender in Bio-ecopolitical Strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

COPPI, Marcelo; FIALHO, Isabel  and  CID, Marília. Literacia Científica e a Reorganização Curricular em Ciências em Portugal. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e129450. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236129450vs01.

O estudo analisa a reorganização curricular no ensino de ciências do 3.° ciclo do Ensino Básico português, explora como a literacia científica está abarcada no currículo e analisa a evolução nos resultados dos alunos nas avaliações externas PISA e TIMSS. As reformas curriculares culminaram em dois documentos em vigor na área das ciências: Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em ambos, o desenvolvimento da literacia científica é um dos principais objetivos a ser alcançado. No decorrer das mudanças curriculares ampliou-se a ênfase na importância da literacia científica para a formação dos alunos, facto que se reflete no crescimento relevante dos resultados de Portugal nas avaliações externas.

Keywords : Scientific Literacy; Curriculum Reforms; Science Education; 3rd Cycle of Basic Education; Science Curriculum.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )