SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Aprendizagem, Inteligência e Meio Social: concepções epistemológicasSegurança e Gênero nas Estratégias Bio/Ecopolíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

COPPI, Marcelo; FIALHO, Isabel  e  CID, Marília. Literacia Científica e a Reorganização Curricular em Ciências em Portugal. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e129450. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236129450vs01.

O estudo analisa a reorganização curricular no ensino de ciências do 3.° ciclo do Ensino Básico português, explora como a literacia científica está abarcada no currículo e analisa a evolução nos resultados dos alunos nas avaliações externas PISA e TIMSS. As reformas curriculares culminaram em dois documentos em vigor na área das ciências: Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em ambos, o desenvolvimento da literacia científica é um dos principais objetivos a ser alcançado. No decorrer das mudanças curriculares ampliou-se a ênfase na importância da literacia científica para a formação dos alunos, facto que se reflete no crescimento relevante dos resultados de Portugal nas avaliações externas.

Palavras-chave : Scientific Literacy; Curriculum Reforms; Science Education; 3rd Cycle of Basic Education; Science Curriculum.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )