SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Literacia Científica e a Reorganização Curricular em Ciências em PortugalInfância e Pandemia: sentimentos e utopias de crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

AVILA, Dárcia Amaro; RIBEIRO, Paula Regina Costa  y  HENNING, Paula Corrêa. Segurança e Gênero nas Estratégias Bio/Ecopolíticas. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e129607. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236129607vs01.

O artigo problematiza a operação de estratégias bio/ecopolíticas que mobiliza a segurança e o conceito de gênero para a regulação das populações. Essas estratégias presentes no tecido documental de programas globais de duas autoridades internacionais – União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – operam para a segurança de um futuro sustentável do planeta. A partir das ferramentas da biopolítica de Michel Foucault e da ecopolítica – uma ampliação do conceito foucaultiano com deslocamentos para o nosso tempo histórico – destaca-se a presença das mulheres como populações vulneráveis nos programas ambientais a partir do saber da estatística e da preocupação com o futuro do planeta. Atenta-se para a forma com que as relações de gênero e ambientais são produzidas.

Palabras clave : Gênero; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )