SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Childhood and Pandemic: feelings and utopias of childrenScience and Biology Education: strange, non-human loves, conversations & alliances with plants and other ways of narrating life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BARTLETT, Lesley  and  BAJAJ, Monisha. Educação Humanizadora para Jovens Imigrantes e Refugiados. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e136077. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236136077vs01.

Em 2023, 184 milhões de imigrantes viviam fora de seu país de origem, incluindo 1,3 milhão de imigrantes residentes no Brasil. As crianças imigrantes e refugiadas têm o direito de frequentar a escola, mas muitas vezes a escola pública não promove o sucesso dos estudantes imigrantes. Este artigo destaca quatro princípios-chave e estratégias relacionadas baseadas em pesquisa que os educadores podem usar para promover o rendimento, o agenciamento e o envolvimento escolar para estudantes imigrantes e refugiados: situar as histórias, famílias, idiomas e conhecimentos dos estudantes como atributos, não como déficits; reconhecer que a vida dos estudantes imigrantes tem caráter transnacional; desenvolver uma cultura de pertencimento e relações fortes com professores e colegas; e fornecer apoio específico aos estudantes imigrantes.

Keywords : Imigração e Educação; Educação de Refugiados; Educação Humanizadora.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )