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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BARTLETT, Lesley  y  BAJAJ, Monisha. Educação Humanizadora para Jovens Imigrantes e Refugiados. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e136077. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236136077vs01.

Em 2023, 184 milhões de imigrantes viviam fora de seu país de origem, incluindo 1,3 milhão de imigrantes residentes no Brasil. As crianças imigrantes e refugiadas têm o direito de frequentar a escola, mas muitas vezes a escola pública não promove o sucesso dos estudantes imigrantes. Este artigo destaca quatro princípios-chave e estratégias relacionadas baseadas em pesquisa que os educadores podem usar para promover o rendimento, o agenciamento e o envolvimento escolar para estudantes imigrantes e refugiados: situar as histórias, famílias, idiomas e conhecimentos dos estudantes como atributos, não como déficits; reconhecer que a vida dos estudantes imigrantes tem caráter transnacional; desenvolver uma cultura de pertencimento e relações fortes com professores e colegas; e fornecer apoio específico aos estudantes imigrantes.

Palabras clave : Imigração e Educação; Educação de Refugiados; Educação Humanizadora.

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